sexta-feira, 12 de agosto de 2011

No país do futebol, preconceito ainda impõe barreiras à prática feminina !

O preconceito é a principal causa de estresse emocional entre atletas de futebol feminino.

É o que mostra uma pesquisa da Instituto de Psicologia (IP) da USP. "Esta foi minha primeira constatação. E é bom lembrar que o estresse emocional é prejudicial à saúde", diz o professor Jorge Dorfman Knijnik, autor do estudo. O pesquisador conta que o esporte foi escolhido como tema por representar uma marca cultural brasileira.

"O objetivo é discutir as relações sociais de gênero numa sociedade em que existe uma comparação 'natural' da mulher com o homem. E também provocar uma tomada de consciência que leve à criação de espaços esportivos não sexistas". .
O pesquisador entrevistou 33 atletas que disputaram o Campeonato Nordeste Feminino de Futebol de 2011. Algumas dessas jogadoras compunham a Seleção Brasileira de Futebol Feminino que ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, em 2008. Foi uma conquista histórica para o esporte, numa competição para a qual a equipe masculina nem chegou a se classificar. "Mesmo depois da vitória, a equipe feminina não recebeu nenhum tipo de incentivo", lembra Dorfman. ResultadosA pesquisa revelou que 57,14% das jogadoras entre 16 e 21 anos apontaram o preconceito como principal causa de estresse no futebol. Dentre as jogadoras entre 22 e 27 anos, essa mesma causa foi apontada por 50% delas.O estudo também relaciona a questão aos Direitos Humanos. "Em segundo lugar, detectei que o preconceito gera discriminação social. E é aí que é possível fazer uma relação com os Direitos Humanos", explica.
Segundo Dorfman, saúde e esporte são direitos garantidos a todos, e eles são violados quando o preconceito gera estresse ou quando a participação da mulher no futebol é limitada.Atualmente, verifica-se um aumento da participação da mulher dentro do esporte, mas a marca de uma sociedade "sexista" ainda se mantém. "Existe dentro do esporte uma 'polícia' do gênero. Ocorre uma forte normatização do comportamento das mulheres, que se verifica, por exemplo, no preconceito com aquelas que aparentam serem homossexuais". "A vontade de jogar e o amor pelo esporte são mais fortes que qualquer tipo de pressão ou discriminação", afirmam .

Então Chegad de preconceitos não é !
 ABC.FC SUB.20
 ABC.FC SUB.16

Nenhum comentário:

Postar um comentário